top of page
logo_blog.png
Buscar

Como desenvolver uma equipe campeã



Você está contente com sua equipe? Pode dizer que tem uma equipe campeã? Se sim, parabéns! Conseguir algo assim não é fácil. Se você já o alcancou então seus negócios já contam com um elemento chave para florescerem! O êxito de qualquer empreendmento começa por aí. Caso você não tenha uma equipe que possa chamar de campeã ainda, que tal então começar a pensar seriamente nisso?


Sabemos bem que uma empresa pode ter os melhores equipamentos, as melhores máquinas, e até mesmo capital abundante, mas estará fadada à falência se não tiver pessoas escolhidas para tocar seus negócios. A chave de tudo na vida está nas pessoas! Tudo começa e termina com elas! Elas podem nos ajudar muito como também podem nos prejudicar, razão porque precisamos nos cercar dos melhores!


Pois bem, vamos lá! Como afinal encontrar os melhores? Em um país com tantos milhões de desempregados sem dúvida tem muita gente boa esperando uma oportunidade. Um processo de seleção inteligente precisa identificar nos candidatos três coisas fundamentais que são características de um profissional acima da média:


a) Interatividade (capacidade de relacionar-se com os demais colegas, desenvolver amizade e dar ao grupo maior dinamismo e descontração)

b) Proatividade (capacidade de perceber e oferecer ajuda para resolver problemas - mesmo quando a situação não de sua responsabilidade direta)

c) Assertividade (capacidade de relacionar-se de modo franco, verdadeiro, honesto, por meio de argumentos sólidos e coerentes, sem agressividade nem subterfúgios)


É certo que apenas pessoas de alta performance conseguem apresentar essas três qualidades conjugadas. São pessoas extraordinárias! Se surgir uma pessoa assim no seu processo seletivo, separe-a, porque são raras! Ainda que nem todos tenham essas qualidades em nível acima da média, é comum que todos tenham um pouco de cada. Com as ferramentas apropriadas podemos identificar o nível de interação, proação e assertividade em que uma pessoa opera.


Com o novo ciclo de crescimento que vem por aí você certamente vai ter que contratar mais funcionários para dar suporte à expansão de seus negócios. Busque identificar nos seus candidatos esses traços e você terá formado uma equipe campeã! Sucesso!


Luiz Leite




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page