top of page
logo_blog.png
Buscar

Os três níveis estratégicos da liderança


Você certamente já ouviu dizer que líderes não nascem prontos. Eles são formados. Há verdade nessa frase. A capacidade de liderança depende de alguns traços inatos, mas não podemos negar que há sim um mundo de coisas que devemos aprender para  exercício de uma liderança eficaz. Existe todo tipo de liderança, mas o que nos interessa mesmo é a liderança eficaz! Uma liderança inspiradora, motivadora, transformadora!


Talvez nunca se escreveu tanto sobre liderança como nos nossos tempos. Livros, cursos e palestras propõem capacitar pessoas para o exercício deste que é, sem dúvida, um dos maiores desafios para nós humanos: Liderar outros seres inteligentes e pensantes e às vezes até mais capacitados que nós. Como fazer isso?


Há três níveis fundamentais de liderança que geralmente passam despercebidos nos cursos e seminários do gênero. Você os conhece? Sem liderança eficaz nesses três níveis o exercício da liderança será terrivelmente prejudicado. Trata-se da esfera interna. Antes de nos aventurarmos ao exercício da liderança na arena externa, devemos nos certificar que temos controle razoável sobre os procedimentos internos.


Primeiro nível: mente


Não é possível ser um líder transformador, inspirador, se a pessoa não tiver capacidade de liderar sua própria mente. É na mente que tudo se define. A eficácia de um líder depende inteiramente da liderança dele sobre seus processos mentais.

Engodos, enganos e entraves mentais podem inutilizar um grande potencial e comprometer severamente a carreira.


Segundo nível: emoções


O segundo nível de liderança é o nível da gestão das emoções. Um campo altamente complexo que exige habilidades especiais para se mover no universo dos relacionamentos interpessoais onde as emoções geralmente produzem turbulências.

Um grande líder sabe ler a temperatura emocional dos seus liderados e com isso adequar-se ao momento sem cair no jogo sempre perigoso das emoções.


Terceiro nível: comportamento


O exercício da liderança exige um comportamento alinhado com o discurso. Todos estão de olho no líder! Ele é o padrão. Todos podem se atrasar, o líder não! Todos podem reclamar, o líder não! Todos podem arranjar desculpas, o líder não! Enfim, o líder pode impressionar com as palavras, mas seu discurso se provará inconsistente se seu comportamento disser o contrário. O comportamento valida o discurso!

O indivíduo que atentar-se para esses três níveis fundamentais de liderança sem dúvida alguma desenvolverá uma liderança transformadora, inspiradora, motivadora!!

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page