top of page
logo_blog.png
Buscar

Você sabe o que é PNL?



A sigla PNL refere-se à chamada Programação Neurolinguística. A PNL parte do pressuposto que nosso corpo e nossa mente estão intimamente ligados um ao outro sendo que a chave que opera essa interação é a Linguagem.


Como seres de linguagem, somos fortemente influenciados por aquilo que falamos. As palavras, bem como nossas crenças, em resumo, afetam e definem nossa saúde física e emocional, moldando nossos comportamentos e determinando a qualidade e grandeza dos nossos resultados.


Muita coisa ruim que acontece em nossas vidas é produto da forma errada com que fomos programados. Sim, todos nós temos programas que são executados automaticamente sem que nem mesmo pensemos neles. Operam, em sua maioria, de modo inconsciente, o que nos leva a repetir indefinidamente certos hábitos e comportamentos.


Esses programas podem estar por trás de uma série de situações que nos frustram e limitam. A PNL afirma que isso pode ser mudado! Sim, esta é a boa notícia: Podemos mudar! Isto é, de fato, maravilhoso!

Como isso acontece?


Segundo a PNL fomos programados linguisticamente e, do mesmo modo que fomos programados, podemos ser desprogramados e reprogramados! Isto soa maravilhoso demais, mas os profissionais da PNL garantem que funciona. A PNL, entretanto, como tudo na vida, depende de uma boa dose de fé.


As premissas da PNL fazem todo sentido. As palavras tem mesmo o poder de transformar as pessoas, mas precisam ser ditas com fé e propósito! Se não houver fé e propósito, se a pessoa não acreditar no que está dizendo, todo o processo não passará de uma brincadeira.


As palavras tem peso e carga energética. Podem apagar ou acender a luz. Podem inspirar, motivar, ou operar no sentido inverso deixando ferida e arrasada pelo caminho. Como psicoterapeuta tenho ouvido muitas histórias de pessoas que ficaram por muitos anos de suas vidas aprisionadas em cárceres construídos por palavras.


A maior parte dos complexos e limitações que deixam as pessoas lesadas foram construídos linguisticamente. A linguagem nos afeta em um nível profundo e ainda pouco compreendido. Por ainda não termos instrumentos para verificar objetivamente esse fenômeno, muitos fazem pouco da PNL. Mas, para que mais provas laboratoriais se todos vivemos no dia a dia experiências apontando para o fato de que as palavras nos alteram, modificam nosso estado de espírito, e afetam nosso corpo por meio de uma série de distúrbios? Os fenômenos psicossomáticos estão nos contando essa mesma história há muito tempo.


Temos nas palavras, em nossa própria boca, um recurso poderoso que pode nos auxiliar em muitas coisas. Podemos eliminar crenças limitadoras, programas obsoletos e complicadores e escrever novos programas, que nos ajudarão a superar muitos obstáculos que porventura estão bloqueando nosso caminho.


Sim, segundo a PNL, isso é possível! Linguisticamente possível!!! Duvidando? Procure moderar o tom da voz, melhorar a qualidade das palavras e argumentos, elimine todo negativitismo linguístico, comece a falar coisas boas de si, para si, dos outros e para os outros, cultive um coração florido pela gratidão e veja se algumas coisas não vão melhorar e muito!

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page