top of page
logo_blog.png
Buscar

Problema situacional: descobrindo seu potencial


Um dos maiores problemas enfrentado por todos e resolvido por poucos é o problema situacional. A maioria dos humanos encontra-se mal situada, quando não, perdida. Não pode ser bem sucedido o homem que não conhece o seu lugar. Todos nós precisamos descobrir qual é o nosso lugar, caso contrário, estaremos para sempre errando de um canto para outro, perdendo tempo e energia com projetos e pessoas erradas.


Não pode experimentar a alegria de viver aquele que está mal situado. Resta apenas uma sensação insistente, permanente, de desconforto. É necessário se situar. O desafio de se situar compreende pelo menos três níveis básicos. É preciso situar-se geograficamente, existencialmente e sentimentalmente. Ao nos situarmos nós descobrimos o nosso lugar no mundo. Ninguém poderá ser minimamente feliz fora do seu lugar. Situar-se é descobrir-se!


Descobrir-se é um barato! É mesmo legal, e isso, em todos os aspectos. Uma pessoa que se conhece, sabe identificar bem seus pontos fortes e seus pontos de melhoria. Todos nós somos bons em alguma coisa mas a grande maioria vai passar pelo tempo sem conhecer as jazidas onde estão suas riquezas. Nesse ponto entra a necessidade de busca por informação, a necessidade do mapeamento do território, do estudo do terreno, da topografia da alma. De posse dessa informação a pessoa pode se posicionar melhor na vida, no mundo, no mercado.


Uma pessoa que descobre seu real potencial, suas forças, uma vez convencida de suas possibilidades, raramente entra em guerras desnecessárias, não luta batalhas erradas, sabe bem como entrar e como sair. Compreende bem a importância estratégica da topografia e do contexto. Enquanto uma pessoa não estiver bem situada ela nunca estará "achada." Estará existencialmente perdida, confusa. Não saberá lutar. Não terá armas, ferramentas... tudo depende do terreno e do contexto. A hiena não entra na água para atacar o crocodilo. Se o crocodilo, entretanto, se aventurar pela savana, em campo aberto, ele certamente será derrotado. Tudo depende do contexto.


Conheça o seu contexto. Conheça seu território. Descubra suas forças incríveis. E aprenda a lutar e vencer no seu terreno. É isso que ensinamos, é isso que promovemos. É isso que nos move. Vamos compartilhar esses conteúdos com você. Estamos ansiosos por esse encontro transformador!

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page